março 02, 2011

Caso de polícia, ou não.

Imaginem a seguinte situação:

Depois de jantar vão dar uma volta ao Bairro Alto com uns amigos. Estão a andar pelas ruas animadas e têm a infelicidade de chocar com um grupo de meninos (leia-se “meninos bem”) cujo divertimento é espancar quem lhes passa à frente. Um deles, tem uma vara de ferro e vai dando na cabeça de quem quer. Abrindo a tola aos desgraçados, assim como quem não quer a coisa.

Vocês vão com os vossos amigos e para além de ficarem com a cabeça aberta por causa do raio da vara, ainda veêm um amigo a ser espancado, porque tem um ar mais exótico (leia-se um pouco totó, mas ele faz questão). Um dos vossos amigos desata a correr em pânico, e vocês voltam atrás e são também saco de pancada, porque de 2 para uns 10 ainda vai uma ligeira diferença. Para além de umas costelas partidas, cabeça aberta (ah, já tinha dito isto), olhos negros e várias escoriações, ainda vos roubam os telemóveis, carteira... correm, conseguem fugir e procuram um polícia, mas azar dos azares houve nesse momento um tiroteio e todos os polícia estão no local do crime.

O que vos resta? Meterem-se num táxi e ir para o hospital.
Já no hospital veêm um dos agressores a chegar um pouco em mau estado (os polícias tinham-os apanhado um bocado à maus da fita e dado uma pequena lição).

Apresentam queixa e vão à esquadra reconhecer os “bandidos” e invés de os identificarem, tal como vemos nos filmes, por detrás de um espelho/vidro, dão-vos umas revista de BD para cobrirem a cara, com uns buracos para os olhos. Lindo cenário não? Até dava vontade de rir, não fossem as dores pelo corpinho todo.

Vocês, o amigo totó e outras pessoas que também foram espancadas levam o processo para tribunal.. Vão a alguma audições com o juíz. Repetem a história. Passados quase 4 anos os “bandidos” saiem ilibados e vocês? O que acontece? Têm de pagar, cada um, as depesas de tribunal. 500 euros (mais coisa menos coisa). Toma lá e não digas que vais daqui. Quem manda acusar os coitadinhos dos meninos? Tão bonzinhos e inocentes?

Diria eu ao estilo de Fernando Pessa: E ESTA HEIN?

Eles é que mandam