novembro 14, 2012

Ser criança

Juro que não percebo quando me dizem que não têm tempo.
Que eu me queixe do mesmo para ir ao ginásio, dar uma corrida ou até estar com alguns amigos, é uma coisa, mas não ter tempo para os nossos filhos?
Desculpem, mas é algo que não consigo compreender.

Ontem na reunião anual do colégio do meu filho, a educadora apresentou o plano curricular e as actividades que vão desenvolver este ano lectivo, falou-se do programa educacional, da ginástica, da música, da brincadeira ao ar livre, dos jogos em conjunto, das refeições, hábitos e a fase críticas dos 2 anos.
Apercebi-me que não é só o meu que anda a esticar a corda, que faz as suas birras, que tem dias em que é um anjo e noutros que parece um diabinho em forma de menino pequenino, que ainda anda com a fralda e faz xixis e cocós sem pedir... até aqui todos de acordo.

Mas fez-me imensa confusão quando se falou em estimula-los, em continuar o trabalho da criatividade em casa, em fazer jogos e desenvolver outros campos, explorar, brincar e "perder" ganhar digo eu com eles.

Ficou um burburinho na sala, os pais agitaram-se e a maioria, se não 98% dos que estavamos presentes, disseram que isso só ao fim-de-semana e mesmo assim não havia tempo.
O quê? desculpem, podem repetir que não entendo?

Será que não tiram 20m que sejam para se dedicarem a eles? só a eles? não conseguem uns minutos para voltar a ser criança e aprender com as coisas simples da vida?
fazer uma torre de legos, um desenho, brincar às escondidas?

[arquivo pessoal - 12-Nov-2012]
Esta é uma das actividades que fazemos juntos, quem corta com a tesoura é a mãe, ele escolhe o desenho, o papel e cola na folha, no final vai direitinho para o frigorifico para ficar exposta a obra de arte feita por mãos pequeninas.
Todos os dias faço algo com ele, ele ajuda-me na cozinha, mesmo que seja só a ver o que faço ou passa-me o saco do pão, põe os legumes no tacho, fica só a olhar... e sente-se feliz e participativo.
É integrado nas actividades.
E isto não fazer com que seja menos criança, é fazê-lo sentir-se util.
Claro que há dias em que não há paciência, mas há um mimo, o nosso momento a 3, nem que seja só isso, no sofá tapados com a manta a fingir que estamos numa casinha :)
E não, não acho que o esteja a estimular demais, a dar um passo maior que a perna, sim porque me acusaram disso, quando incrédula perguntei se eles não participavam nas activiades da casa, já que não tinham um tempinho só deles.
 
Por favor, digam-me que não sou a única, por favor.

Bom dia Alegria!

[algures do FB]
Onde está a criança dentro de vocês?

Boa Quarta-feira!