outubro 24, 2014

Hoje não vou à escola

Ontem ouvi o Eduardo Sá. Gosto imenso do que diz, do que escreve. E quais pais não gostam? penso que todos os que o conhecem.

Hoje não vou à escola. O seu novo livro. Com base na educação e nos excessos dela. Meninos pequeninos não têm de saber muito e tudo de uma vez. Não precisam ser génios na primária, nem em adultos. Há excesso de informação e regras na escola. Faz falta brincar, tempo livre e usar a imaginação.

Concordo, concordo, concordo. Sou daquelas mães que acham que os filhos não devem trazer trabalhos de casa, à excepção de algumas coisas nas férias, para não esquecer tudo.
Acho que tal como nós, as crianças não devem levar o "trabalho" delas para casa. Chega o dia inteiro na escola.
Faz parte de educar, estimular, brincar e ir ensinando e praticando o que eles aprendem de forma divertida e com exemplos do dia-a-dia.
É muito mais fácil ligar a tv, o computador ou o tablet e deixá-los ficar entregues a si mesmos, mas eu prefiro perder tempo e fazer um desenho, ver um programa sentada ao lado dele, ler uma história ou brincar com os carrinhos.
Obrigo-me a que todos os dias da semana onde é mais dificil e o tempo é escasso, tenha pelo menos 15-20minutos para me sentar no chão, com os dois, mais que não seja para ench-los de beijos e esborrachá-los com abraços. Sou uma melga, uma chata e sou tipo pega monstro, mas faço-o sempre todos-os-dias mesmo que o jantar já esteja ao lume, ou a água da banheira a arrefecer.

Numa Sexta-feira destas, a educadora do meu filho (por quem não morro de amores, mas isto é outra história) estava a contar-me que já sabiam escrever os números até ao 3. Mas, que o Manel, ai o Manel não tem geometria. WTF?!? por isso tem de treinar com ele. No fim-de-semana, ajude-o a fazer os números, sim porque o Manel, ai o Manel, só quer brincar. Sempre que fazemos coisas na mesa é o último a vir, enquanto os outros fazem fila para serem os primeiros WTF??!!

Pois S. os nossos fins-de-semana felizmente são muito preenchidos, fazemos sempre mil e uma coisas diferentes e tempo para lhe ensinar os números e desenhá-los não me parece que vá ter porque não quero, e esteja desansada que ele não fica os dois dias fechado em casa a ver bonecos na tv!

Mas o que na realidade me apetecia dizer era: Pois S. esteja descansada que o Manel vai para direito e nas artes gosta do abstracto!

Mas a gaja está parva?? o miúdo tem 4 anos. 4. Tem tempo de sobra para aprender a desenhar os números e a fazê-los com geometria.
Eu fui para a primária e nem um 1 sabia fazer e hoje em dia não sou mais burra que os meninos que ao contrário de mim sabiam. Brinquei na rua, fiz bolos com as amigas, andei a correr até à noite com os miúdos do bairro e fui imensamente feliz e nem por isso menos inteligente.

5 comentários:

Naná disse...

Mas a educadora está palerma ou quê?!

Nessa idade nem ele pode ter "geometria"...

S disse...

A geometria pode esperar!

Bah, que gente!

Bjs

Meu Velho Baú disse...

Subscrevo tudo o que disse.....Os miúdos têm que brincar....e sobretudo serem criativos naquilo que gostam de fazer, por vezes a tarefa dos trabalhos de casa torna-se um suplicio para eles e para os pais.
Beijinhos
Bom fim de semana

Sara sem Sobrenome disse...

Então e se eu te disser que ontem a professora da minha filha (dois anos) comentou comigo que achava a miúda muito infantil? Atiras-te ao ar?

laranjinha de cinco disse...

nunca ensinei os meus filhos (nenhum dos três) a fazer fosse o que fosse antes da primária. E nem depois, na verdade. Fazemos, apenas, os trabalhos que a professora manda para casa (todos os dias...). Não são os melhores alunos. Não me parece que alguma vez o vao ser. Mas sabem fazer biscoitos. E construções na areia. Sabem plantar sementes, sabem dar comida aos peixes e ás galinhas. Sabem apanhar morangos. Sabem rir, dançar, andar de skate, de bicicleta, jogar volei e futebol. Sabem dar abraços! acho que por agora, sabem o mais importante! Com muito tempo ainda para crescer!