janeiro 11, 2011

Gastroentrite Aguda vs Rotavirús

Têm sido uns dias difíceis. Desde 5ª feira, o meu príncipezinho está de diarreia. Na madrugada de 6ª vomitou e não dormiu nada. Ficou em casa com o pai. No sábado esteve mais ou menos e foi a vez do pai ficar mal disposto e cheio de frio. A noite foi péssima, não dormi um minuto pois, tinha os dois mal. No domingo de manhã o Manel acordou a arder em febre. Então e pelo encaminhamento da saúde 24, o pai foi para as urgência do Amadora-Sintra (não houve tempo para pensar em mais nada) e eu e o Manel para as do hospital de Cascais.
Diagnoticaram-lhe Gastroentrite Aguda e após baixar a febre viemos para casa. Está a tomar soro de hidratação, AERO-BIO, leite da mama e suplemento feito com água de arroz.
Na próxima 5ª temos pediatra. Por telefone disse-me que não havia necessidade de antecipar a consulta para ver a evolução dele. Mas por cá é cocó que nunca mais acaba. Vem quase até às orelhas, suja a roupa toda e os lençóis cada vez que faz. E ele, está rabugento e inquieto. Só quer colinho.
O que me faz uma certa confusão é que o Manel levou a vacina do rotavirús, então não era suposto não ter gastroentrite? será que a vacina é mesmo eficaz? ou é apenas mais uma fórmula de gastarmos dinheiro e enriquecer os bolsos dos laboratórios farmaceúticos? O pediatra do Manel diz que, há várias causas de GE, não sei, não sou médica.
A olhos vistos, o meu mimi está mais magrinho e já perdeu um pouco das bochechas.
A verdade é que o foco de infecção de 60 e tal centímetros e quase 9Kg infectou os avós, o pai e o tio. Estão todos de cama, à excepção do pai que mesmo mal disposto teve de ir trabalhar e a avó que, hoje também voltou ao trabalho. Achava que, era a única que me safava, mas hoje o dia não começou da melhor maneira. Abraçar a sanita e correr para a mesma, não é uma sensação agradável... O melhor mesmo é não termos contacto com ninguém até isto nos passar, pois pelos vistos, e tal como a pediatra do hospital previa, todas as pessoas que estiveram com o Manel, ficaram doentes.