maio 27, 2011

Ainda estou a tremer

Ainda estou em choque. Acabei de testemunhar uma tentativa de suícidio.

Fui almoçar com o João e depois resolvemos ir comer um gelado ao Guincho. Estacionámos o carro perto do Forte de Oitavos e quando saímos para ver o mar, estava uma senhora aos gritos “Acudam-me, ajudem-me por favor”.

Ao início pensámos que tinha sido uma tentativa de roubo mas, quando chegámos perto para perguntar se precisava de ajuda, a senhora estava com o filho a tentar acordar o marido, que estava dentro do Smart em estado de quase coma.

Mais duas pessoas que estavam ali estacionadas, nós e o filho do Sr. tentámos ligar para o 112 e ninguém atendia. Por muita insistência, o João conseguiu falar com eles mas, não acreditaram nele. Pois não sabia o nome do Sr. (óbvio não o conhecíamos), e só sabia dizer que era a estrado do Guincho e perto do Forte de Oitavos.

Por sorte ou não, apareceu um carro da PSP de Cascais e o João passou o telemóvel a um dos agentes.

É incrível a passividade daquelas duas almas que, perante os pedidos de ajuda da Srª nem se moveram de perto do carro, nem foram expreitar o Sr. e apenas se limitaram a dizer que andavam atrás daquela viatura.

Da viatura? Desculpem? O Sr. fugiu da psiquiatria do Hospital de Santa Marias de manhã, avisaram a família às 11h, e eles andavam à procura da viatura???

Estão chocados? Esperem para saber o tempo que a ambulância do INEM levou a chegar (quem conhece Cascais sabe que os bombeiros ficam a 2-3 minutos do sitio onde estávamos), e quando chegaram, em vez de se mexerem rápido para ver o Sr. que já revirava os olhos e nem olhava para a mulher, ainda ficaram parados, saíram b-e-m- d-e-v-a-g-a-r, calçaram as luvas com toda a calma e depois tiraram as malas da ambulância e lá foram ver o Sr.

Pior? Sim ainda disseram para aqueles atrasados mentais dos polícias (que reparem, nunca tiraram as mãos do cinto, não viram o Sr. e nem se aproximaram da viatura que estavam à procura), para tirarem aquela gente dali?! Sim a mulher estava um bocado histérica (normal, se fosse eu estava bem pior tenho a certeza), o filho calmíssimo e super educado, entretanto tinha chegado uma irmã e eles dizem com aqueles modos aquilo???

Em que mundo estamos? Eu reclamei, disse-lhe que não acreditava naquela passividade e que se eles eram polícias ao menos deviam saber situar os locais onde prestam serviço, sim porque o Sr. agente perguntou ao João como aquela zona se chamava.

Se em vez de perderem tempo a pôr gel na cabeça, a usar RayBan xpto e fizessem o trabalho bem feito, talvez, se calhar talvez outros Sr. Carlos ainda estariam vivos!!

O Sr. Carlos foi para o hospital de Cascais e segundo os não menos moles paramédicos, ia ficar bem, pois vomitou os comprimidos e o alcoól que tinha ingerido.

adenda- que os polícias e paramédicos, secorristas que prestam bem o serviço não me levem a mal. Eu própria tenho imensos amigos enfemeiros e médicos que fazem o seu trabalho bem feito.

De escuro, como o tempo.