novembro 29, 2014

Sabem aqueles blogues de mães, aquelas que mesmo com muitos filhos, estão sempre lindas, frescas e maquilhadas às 9 da manhã?
Eu gostava mesmo que essas mães me dissessem o segredo. O segredo para estarem todos despachados e às 9 da manhã prontos a sair de casa. Elas lindas, frescas e maquilhadas e os filhos de golinhas, mesmo ao fim-de-semana, com meias pelo joelho, mesmo que esteja um frio de rachar e na rua, todos. E elas, lindas, frescas e maquilhadas.

Porque eu mesmo com a ajuda do pai das crianças, que dá banho, veste, dá comida e ainda faz as camas, nunca mas nunca conseguimos sair de casa sem... perder quase toda a manhã! e só são dois. E eu não saio linda, nem fresca, nem maquilhada!

Hoje tentei, juro que tentei. Mesmo sozinha decidi que iríamos sair e aproveitar a manhã. Decidi que ia deixar as camas por fazer porque aquelas mães que vos falei, também saiem de casa com a cama feita e bem esticadinha, ou então não se deitam nela, às 9 da manhã.
Levantei-me às 8h tomei um banho de 5 minutos, vesti umas calças de ganga, uma camisola castanha, apanhei o cabelo e não me maquilhei, vesti a miúda, dei leite. O mais velho acordou às 9 (hora que devia estar a sair de casa), tomou pequeno-almoço, entre o ficar hipnotizado com os desenhos e a caneca cheia de leite, um raspanete "ou comes ou desligo a tv", um ficar hipnotizado com o raio de sol que entra pela janela e uma mini dentada nos queques que fizemos no dia anterior. Vesti-o, depois de beber o leite e rejeitar o queque, lavei-lhe cara, dentes e as botas? Manel onde puseste as botas? espera a Luisinha tem cocó. Mudo fralda e limpo toda quase até ao pescoço, volto a vestir os collants, as calças e as botas. E as tuas Manel onde estão? descobrimos as botas, ele calçou-se e eu fui vestir o casaco à Luisinha, que já estava no quarto a desarrumar tudo e a resgatei do meio dos brinquedos. Põe gorro, ela tira gorro, põe gorro e ela tira gorro. Não, não!  ri-se descarada e eu volto a pôr gorro, cachecol e visto-lhe o casaco parece um boneco insuflado com tanta roupa. 
E tu Manel? porque é que ainda não vestiste o casaco? vou buscar casaco, visto-lhe e ela tira o gorro. Ponho-lhe gorro e levo-a para a sala. Arrumo o biberon e o leite na mala e fraldas? duas chegam não vou demorar. Chego à sala e  ela descalçou as botas, tirou o gorro e está a bater com o comando no ecrã da televisão e o Manel? Manel anda lá, como se tivesses colégio e estivéssemos atrasados! Mãe mas hoje não há escola... ok, respira, inspira... conta até 10. Mãe quero fazer cocó. ok, respira, inspira. Calço-lhe  as botas, ponho-lhe gorro  Manel já estás despachado? apaga a tv sff. Mala, saco da Luisinha, manta que deve estar frio e chaves. E a Luisa? vou buscá-la ao chão da sala e já não tem gorro, eu ponho-lhe o gorro, espera falta o meu casaco, visto-o, pego nela, na manta, nas malas e nas chaves. Manel chama o elevador sff. Entro no elevador. Põe um no carro e o outro a seguir. Sento-me, abro o portão da garagem e são 10.25h e arrependo-me de ter saído, já estou tão cansada que só me apetece ter ficado em casa, todos de pijama, na sala, sem gorro, sem casacos e com as camas feitas.

Mas está um sol maravilhoso e aquece-me a cara. Sorrio. Respiro fundo, olho-me ao espelho enquanto o portão da rua abre e não estou linda, nem fresca, nem maquilhada!