março 11, 2015

“Os filhos dos outros, educamos nós bem”

Acho muita piada a este novo conceito de educar os filhos e  de que  todos agora falam: Disciplina Positiva.

Gostava de saber quais são os pais que não gostavam que tudo corresse bem durante o dia. Onde não houvesse birras, bate o pé, choraminguice por tudo e por nada, onde a paciência abundasse tanto como amor que sentimos pelos nossos filhos.

Ah e tal fez uma birra no supermercado, mas a culpa é dos pais, porque que pais conscientes levam os filhos para sítios desses? Bem, digo eu que não entendo nada da matéria, mas apenas pela experiência que tenho como mãe: talvez sejam os pais mais comuns de todos, aqueles que trabalham e estão fora de casa no mínimo 9h por dia, que vão buscar os putos à escola e que pelo caminho têm de ir comprar mantimentos porque as criancinhas precisam de comer. 

Sim, estes pais horríveis que não têm empregada,  sopeira e babá para tratar dos anjinhos:  que lhes vão buscar à escola, lhes dão banho, fazem o jantar e dão de comer aos meninos, brincam com eles e ainda os põe na cama, para que quando os papás cheguem a casa, não hajam birras porque não querem ir embora do colégio, não querem ir tomar banho, não querem jantar e muito menos dormir, quanto mais irem enfiar-se num supermercado cheio de gente e barulho às 19h.

Às vezes leio coisas que me fazem rir na internet. Seja em blogues que até gosto de seguir (cada vez menos confesso), seja em círculos de FB onde não sei como lá estou metida. Leio, porque apesar de tudo ainda há algum conteúdo interessante e as horas no meu trabalho nem sempre são produtiva, confesso. Às vezes apetece-me ir embora, mas como não o posso fazer fisicamente perco o meu tempo nisto.

Bem, estava eu a dizer que me dá vontade de rir. Sim, daquelas mães arrumadinhas que já em tempos falei  aqui. Daquelas mães que apavoradas perguntam como limpar a banheira para poder dar banho ao bebé e de como lidar com uma birra. Gosto ainda mais das respostas: detergente neutro, sabão e água a ferver ou abrir muito os olhos para os assustar, porque uma palmada nunca porque não se educa assim.

No meu tempo e ainda não sou muito carcaça, ai de mim se ousasse levantar um dedo aos meus pais, amigos deles ou fosse mal educada na rua. Ai de mim se não desse um beijinho aos amigos dos meus pais, pois era coisa de gente mal educada.

Agora até se proíbe os miúdos de beijar, porque os germes e tal. Bem, eu não peço aos meus para beijar as pessoas que não conhecem nem que andam a passear na rua. Eles lavam as mãos e eu lavo-lhe a cara e dou banho todos os dias. 

Mas, pergunto eu: que miúdos são estes no futuro? Miúdos que nunca foram contrariados, que nunca foram ao supermercado, que são criados pelas empregadas e que não dão beijos. Onde estão os afectos, a educação pela via da realidade, do respeito mutuo e do aprender a respeitar? Onde está o contacto físico que é tão necessário ao desenvolvimento do ser humano?

Parece que eu não sei mesmo nada.

E como diz um tio meu e sempre em lembro dele em muitas horas críticas:

"Os filhos dos outros, educamos nós bem"

As manhãs nem sempre correm bem

Entre sono, não querer vestir ou comer, muitos são os dias que o meu filho acorda mal disposto, mesmo dormindo 10h seguidas.
Mas depois de bem acordado fica um doce.
Nem sempre é assim e hoje correu tudo muito bem. Mas, quem sofre deste drama pela manhã deixo aqui umas dicas preciosas.

6 estratégias para tornar as manhãs com as crianças mais rápidas
As manhãs começam quase sempre devagar e se envolverem crianças, então mais lentas se podem tornar. Entre levantar, lavar, vestir, tomar o pequeno-almoço e preparar as mochilas, casacos e botas para sair, não são raras as vezes que sai de casa a correr e atrasado, verdade? Aplique estas estratégias para tornar as rotinas matinais lá de casa mais rápidas… e deixe de chegar atrasado à escola e ao trabalho.
  1. Acordar suave. Conhece certamente se a sua criança é uma dorminhoca ou se salta da cama mal avista alguns raios de sol, por isso, acorde-a da forma que ela mais aprecia. Acender a luz repentinamente e puxar os cobertores para trás pode não ser a melhor forma de acordar uma criança, pelo contrário, pode incitar umabirra e atrasar ainda mais a rotina matinal. Levante-se 5 minutos mais cedo e abra a persiana do quarto da criança para ela poder despertar lentamente com a luz natural; se ela adora o seu despertador programem-no em conjunto na noite anterior e atribua-lhe a tarefa de o desligar de manhã; acorde-a com beijinhos e abraços ou coloque a sua música preferida a tocar baixinho. Veja o que funciona melhor!
  2. Planeamento prévio. Existem muitas coisas que podem ser feitas na noite anterior, para evitar atrasos na manhã seguinte. Deixe a mesa posta para o pequeno-almoço, com tudo o que for preciso (tigelas, copos, canecas, pratos, talheres, açúcar, caixas de cereais); escolha a roupa que a criança vai vestir de véspera, deixando tudo junto da sua cama; prepare mochilas e outros sacos que são necessários levar de manhã e coloque tudo à beira da porta de entrada, juntamente com os sapatos e casacos. 
  3. Rotina matinal. Para que os preparativos matinais corram da melhor forma possível e dentro do tempo previsto, é importante manter uma rotina matinal: se é costume a criança levantar-se, vestir-se antes de tomar o pequeno-almoço e só depois lavar os dentes ou vice-versa, mantenha sempre o mesmo sistema. Desta forma, a própria criança saberá exatamente o que tem de fazer e não precisa de si a correr atrás dela.
  4. Jogo do temporizador. As crianças adoram jogos e desafios, por isso, se o seu filho(a) demora uma eternidade a arranjar-se e a tomar o pequeno-almoço de manhã, programe um temporizador (pode ser o da cozinha, por exemplo) e desafie-o a estar pronto antes do tempo terminar.
  5. Televisão desligada. De manhã, há sempre desenhos animados na televisão, o que a torna um íman para as crianças e um dos grandes culpados dos atrasos matinais. Evite ligar a televisão de manhã enquanto a criança se está a vestir e a tomar o pequeno-almoço… se tudo correr conforme o previsto, deixe que a criança veja 5 minutos de televisão enquanto você acaba de se arranjar. Este é ainda um bom incentivo para a criança fazer tudo o que tiver de fazer de manhã, sem birras e sem atrasos.
  6. Espírito de equipa. Saírem de casa a horas e bem-dispostos é a melhor forma de começar mais um dia, por isso, façam por isso enquanto família e sempre com o espírito de equipa presente. Se tudo correu bem, a caminho da escola congratule as crianças por terem conseguido sair de casa a horas e com tudo pronto – diga-lhes que a vossa família é uma excelente equipa. Se, pelo contrário, saíram a correr e atrasados, não deite as culpas para a pequenada, diga-lhes apenas que “amanhã vai correr melhor”.
Artigo daqui: http://pequenada.com/artigos/6-estrategias-para-tornar-manhas-com-criancas-mais-rapidas 


Lá em casa fazemos todos os passos 1,2,3,5 e desejamos sempre cumprir o 6, sempre.
Vou experimentar o ponto 5 e ver se resulta nos dias NIM (não quer comer, quer dormir, não quer vestir, quer vestir deitado, não quer leite, mas quer...)
E vocês como fazem? as manhãs correm sempre bem ou nem por isso?