março 20, 2015

Ontem li um articulo cujo título era: "os pais não sabem brincar".
Aconselho a quem tem filhos a ler. A mim deixou-me a pensar.

http://lifestyle.publico.pt/maeshamuitas/345927_os-pais-nao-sabem-brincar#.VQhfOXBVWZE.facebook

Fui buscá-los ao colégio e fui a remoer as palavras da autora do texto e a pensar no pouco tempo que passo com eles. Do pouco tempo que estou com eles durante a semana, e o qual é aproveitado com e para eles.

Esforço-me para que todos os dias tenhamos mais do que a hora do banho, ou a  hora do jantar juntos e que esse tempo por 20m , 10m que sejam sejam eles a decidir o que fazer.

Sento-me no chão todos os dias. Seja a fazer um puzzle, a jogar dominó, a fazer jogos, a desarrumar o cesto dos brinquedos ou simplesmente a dar-lhe beijos e lambuzá-los.
Muitas vezes com a panela ao lume, com a roupa à espera para ser estendida, com a roupa meio fora, meio dentro da máquina de lavar/secar, com o ferro ligado à espera de dar-lhe uso.

Gosto de estar à altura deles, de ver a Vida do tamanho que eles vêm.
Gosto desse tempo nosso, por vezes tão pouco, mas que tentamos compensar ao fim-de-semana.

Por isso, não entendo, como há pais que nunca o fazem. Nunca.

Não entendo como há meninos que da idade do meu filho não fizeram um puzzle ( ah dizem-me os pais: eles não gostam ou não percebem), não têm um livro e não se lêem histórias antes de dormir (ah dizem-me os pais: não estão habituados ou não ligam a isso), nunca fizeram um bolo ou qualquer outra coisa na cozinha (ah dizem-me os pais: a cozinha isso é para os adultos ou pior ainda, ele é rapaz!)...

Pior, não percebo como há meninos que não vão ao parque, que não saem de casa ao fim-de-semana para apenas apanhar ar, que passam o tempo a ver tv e com um tablet na mão.

Esses pais, são pais orgulhosos. Pois os filhos sabem ir ao youtube, procurar um filme ou uns bonecos que gostam. Que sabem mexer nos telemóveis melhor que eu. Que os usam nos restaurantes enquanto os pais comem uma refeição descansados.

Esses pais são pais que, me dizem que os filhos não falam correctamente, são meio totós e que não são desenvolvidos noutras coisas sim tenho amigos meus a dizer-me isto, que os miúdos só querem ver tv e estar no computador!

A estes pais eu digo: a culpa é vossa, então deram um tablet para as mãos e ainda nem sequer sabia falar!

Desculpem-me pais, mas eu não entendo, não consigo mesmo entender estas vossas prioridades.

Mas como já aqui o disse, cada um educa os filhos como quer e sabe.

Não acredito que façam por mal, que gostem menos dos filhos que eu. Pelo contrário. Apenas acho que não têm paciência eu também há dias que não tenho, não têm tempo eu nunca tenho, não pensaram ainda muito bem nisso. E essas são as vossas prioridades.

Eu prefiro que ele goste e tenha milhentos puzzles e livros, que não ligue nenhuma ao tablet a não ser quando lhe mostramos fotografias. Não me importo que não saiba mexer no telemóvel e que sempre que quer ver alguma coisa no computador, me peça para o ligar.


3 comentários:

sandra disse...

O meu filho tem 8 anos e só recebeu agora um Tablet tem só o domingo e 1h para estar com o Tablet as vezes acho que exagero, não sabe mexer no computador porque nunca o induzi e ele próprio também não teve curiosidade ,não tem telemóvel mas em compensação farta-se de jogar futebol que é a sua paixão, de brincar no chão com os carros, jogar as cartas, puzzles já monta desde os 3 anos ,adora ler livros de historias, jamais daria um Tablet ou telemóvel num restaurante ou em outro sitio qualquer para estarem caladinhos e portarem-se bem precisamente por não termos esses hábitos é que levo com birras do pior:), já cheguei a ver famílias no restaurante em que pais e filhos estavam com tmvl e Tablet achei denigrem-te mas cada um sabe de si, para poderes todos os dias dedicares-te um bocadinho aos teus meninos deixas aquelas nossas tarefas em standby e outras ficam para depois e andas depois até tarde a fazer as coisas e ficas muitas vezes um trapo sei bem o que é mas não mudes porque eles vão crescer e lembrar-se-ão sempre de como foste sempre presente em todas as fases e acompanhava-as conforme as necessidades de cada uma delas .essas são as crianças mais felizes parabéns a ti que deve de haver dias em que só querias estar sossegada e não tens paciência nenhuma mas tiras aqueles 20 min que para eles são preciosos. Mãe maravilhosa bjinhos

Naná disse...

E assim é que deve ser, passar tempo com eles, mas mesmo a sério.

D. disse...

É mesmo assim que devemos fazer, mesmo confessando que deveria fazer mais. De facto... mais, deveria fazer.