julho 05, 2010

Eu e a minha barriga

fotografia: arquivo pessoal - Guincho, 38 semanas de Manuel na minha barriga - 28 Jun 2010
Eu e a minha barriga, uma relação que está quase a chegar ao fim. Estes foram sem dúvida os 9 meses mais rápidos e intensos da minha vida. Nestes 9 meses, passei por emoções e experiências tão fortes que neste momento não as consigo descrever. Foi sem dúvida a primeira vez que desejei que a minha barriga crescesse rapidamente sem me importar com isso. Foi um aprender de muitas coisas, principalmente do que é ter um amor incondicional por alguém que ainda não conhecemos mas que vamos descobrindo como é a cada dia que passa.
Há uma semana que estou em casa. Deixei de trabalhar porque já estava exausta e o peso da minha adorável pança, começáva a fazer sentir-se. Depois de mais uma consulta de rotina, e do"toque" o meu médico disse-me que o Manuel já estava bem lá em baixo mas que o meu colo do útero apesar de já um pouco mole, ainda continuava muito em cima. Terça-feira passada fui ao hospital fazer CTG e nada mais nem menos que 2 "toques" bem jeitosos que me deixaram literalmente a andar de perna aberta, e com vontade de vomitar os orgãos! e? nada. Na consulta de quinta-feira: Manuel ainda mais abaixo e o dito colo do útero mais maduro que uma banana em fim de prazo e no mesmo sítio! ora boa, o puto fintou isto tudo, as contracções que tenho são para encaixá-lo (mas não percebem que ele já está lá em baixo) e não para empurrá-lo para baixo (assim falando em português que toda a gente conheçe), são já com algumas dores mas muito esporádicas.
Conclusão: amanhã nova visita ao hospital , para provavelmente o meu menino nascer, por cesariana, caso isto se mantenha tudo na mesma.
Pois não é que o dia de o abraçar e descobrir como ele é está a poucas horas de chegar? andei estes dias meia anestesiada, porque já tinha visitado o hospital e a ideia de um parto natural (com tudo a que tinha direito-leia-se epidural) estava aceite na minha cabeça, e agora assim? trocam-me os planos e como é que me mentalizo? como controlo nestas poucas horas a ansidade e todos aqueles medos que nos atacam o raciocínio de última hora? um parto +/- programado? humm... não estava nos meus planos, mas que hei-de fazer?
Tento descontraír, não pensar em coisas parvas e acordo com uma dor de barriga tal que me deixa ansiosa (tudo o que não queria) e também cheia de cãibras!
Faço o check-list na minha cabeça, vejo se tudo está preparado: mala para a maternidade, quarto impecavelmente arrumado e limpo, roupa para o papá levar para o Manel vestir no dia em que vier para casa, e a cabeça continua a mil!
Ui, ui ui que não consigo controlar o meu coração de mãe, e esconder esta inquietação de ter o meu bebé nos braços daqui a pouco tempo. Como se controla isto? alguém me sabe explicar?
Primeiro, digo eu que estou aqui na sala sozinha, devo ter que ir tentar descansar e dormir um bocadinho assim bem agarradinha ao meu marido, porque sei lá se esta não é a nossa última noite de sossego? sem o puto a berrar e a acordar para comer? estou a brincar é claro, mas a verdade é que pode ser mesmo a última noite, em que ainda somos apenas 2 cá em casa.
Amanhã? amanhã dia 5 de Julho, o dia do aniversário dos 50 anos do avô Carlos, será que o Manuel quer vir dar um presente ao avô?

Sem comentários: